Um dia junto ao mar...



No passado dia 4 de outubro, as turmas do 2.ºA e B e do 3.º A e B foram até à Aguda, para visitar a Estação Litoral, mas também para conhecer o local onde Sophia de Mello Breyner escreveu "A Menina do Mar".

Desde o final do mês de setembro, os alunos têm recolhido informação sobre a escritora e descobriram que foi na Granja que ela escreveu a história. Desde logo, surgiu a vontade de conhecer o local e a casa onde Sophia passou muitas férias de verão. Pesquisando, os alunos descobriram ainda que o mar  foi sempre uma das suas fontes inspiração e isso fez com que começassem a trabalhar o poema "No fundo do mar".



Com a oferta de transporte por parte da Câmara Municipal do Porto, foi possível dar resposta a esta vontade e, no final, todos estavam felizes, porque viram a casa de Sophia, andaram no passadiço que atravessa as dunas, viram como é o fundo do mar no Aquário da E.L.A., voltaram a ouvir a leitura do início da história na praia, com maré vasa, recolheram conchas e conseguiram entender verdadeiramente a escritora quando um dia se referiu àquele local assim:


     A praia da Granja

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.
Há muito que deixei aquela praia
De grandes areais e grandes vagas
Mas sou eu ainda quem na brisa respira
E é por mim que espera cintilando a maré vasa. 



Neste visita contamos com a presença da professora Isabel Tavares, uma vez que tem assegurado a Hora do Conto, às quintas feiras, e é com ela que temos estado com Shopia.



0 comentários: