Mais uma saída a outro Museu...


No dia 31 de Janeiro realizámos a primeira das três visitas que vamos ter ao Museu Vinho do Porto.
Começamos por fazer um a visita orientada ao Museu. Durante esta visita descobrimos:
- o Vinho do Porto é produzido nas encostas xistosas do Vale do Douro;
- era transportado no «Barco Rabelo» dentro de pipas. Demoravam 3 dias da Régua até ao Porto e 3 semanas para regressarem a casa.
Depois, vimos um filme sobre a construção deste barco. O Barco Rabelo era governado e manejado pelo «arrais», que ia em cima de uma espécie de ponte, que tinha o nome de – a apegada. Este barco ficou ligado à história do Vinho Porto;
- Joseph James Forrester, inglês, desenhou o primeiro mapa do rio Douro, onde assinalava todos os perigos que existiam nele para quem navegava. Demorou 12 anos a concluir este mapa.
Em 1861, o barco onde navegava virou-se no Cachão da Valeira (uma das zonas perigosas e bem conhecidas de Forrester), sendo arrastado para o fundo por causa do peso do ouro que transportava nos seus bolsos. Nessa derradeira viagem, fez-se acompanhado por D. Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por «Ferreirinha», que segundo reza a história não se afogou porque as saias de balão, que então vestia, a fizeram flutuar atá à margem do Rio Douro;
- vimos peças de loiça antigas relacionadas com o Vinho Porto, trages antigos e também algumas encontradas nas obras que deram origem a este Museu e também muitas garrafas antigas que já se usaram para encher de Vinho do Porto.
Depois, fizemos um jogo em que tínhamos que descobrir palavras relacionadas com a história do Vinho do Porto que a nossa Guia tinha falado durante a visita.
Por fim, foi-nos feito um desafio de escrever uma história com o título: «Uma Aventura no Museu», em que as personagens são o Pipas, a Sara Pipas e outras que vamos escolher.
Foi divertido, interessante conhecer um pouco da história do Vinho do Porto.


Para perceberem melhor como foi interessante esta visita, deixamos aqui algumas imagens.
Turma 2º/3ºC


1 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito. Acho que deve ter sido uma experiência extraordinária.

Parabéns pelo trabalho e por nos terem dado a conhecer mais um cantinho desta cidade fantástica.